segunda-feira, 26 de novembro de 2012

História de Êxito/Transformação

Nestes vários anos de existência, a Cooperativa Dedo de Gente conseguiu transformar a vida de muitas pessoas. Conheça a história de Jéssica, que ela mesma faz questão de contar.

 “Hoje, tenho 19 anos e trabalho na Dedo de Gente. Antes de fazer parte da Cooperativa, eu era uma menina muito revoltada... Passava por vários problemas e até fugi de casa. Eu estudava na parte da manhã e à tarde ficava sozinha, enquanto minha mãe trabalhava. Nós não conversávamos muito; somente brigávamos. Infelizmente, eu pensava que minha família não me compreendia, por isso, sempre ouvia a opinião dos outros. Deixava-me influenciar. Um dia, em uma atitude impensada, resolvi sair de casa. Sofri muito. Aí, consegui entender a importância de meus pais e irmãos em minha vida. Apesar de todas as minhas loucuras, quando voltei para casa, todos me receberam de braços abertos, com muito amor e carinho. A partir de então, resolvi mudar. Comecei a fazer acompanhamento no CREAS - Centro de Referência Especializado da Assistência Social. O CREAS é uma unidade pública estatal, responsável pela organização e oferta de serviços de proteção social. Lá, recebi a ajuda de uma psicóloga, que me incentivou a mudar e me mostrou que isso só dependeria de mim. Depois de um tempo de acompanhamento, a psicóloga me deu uma ótima notícia: eu poderia fazer parte da Dedo de Gente. Lembro-me de como cheguei até aqui. Logo percebi que o ambiente da Cooperativa era diferente; havia harmonia, carinho e união. Entrei na Fabriqueta da Cartonagem e depois de três meses já era a líder do grupo. Tive a oportunidade de virar cooperada e ensinar aos novatos tudo o que já havia aprendido.”

“Após dois anos de trabalho na Cartonagem, fui convidada a participar da equipe da Loja. Com tanto esforço e dedicação, hoje, trabalho como auxiliar administrativa da Cooperativa. Houve uma mudança enorme em minha vida. Nesse tempo, aqui na Dedo de Gente, me transformei em outra pessoa. Ainda tenho alguns problemas em casa, mas isso é comum em todas as famílias. Posso dizer que sou muito feliz! Tenho meu trabalho e reconheço meu crescimento pessoal. Um dos maiores valores que aprendi aqui foi a união. Agradeço a Deus, a minha família e a todos da Cooperativa que me ajudaram a SER UMA PESSOA RENOVADA.”


* CREAS - Centro de Referência Especializado da Assistência Social – órgão responsável pela organização e oferta de serviços de proteção social especial do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Presta apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais membros em situação de ameaça ou violação de direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário