quarta-feira, 9 de maio de 2012

Curso de Joomla em Araçuaí

Portal de entrada de Araçuaí

Situada no Vale do Jequitinhonha, no norte do Estado de Minas Gerais, está a cidade de Araçuaí. Tive a oportunidade de passar uma semana lá para ensinar Joomla a uma turma de jovens da Cooperativa Dedo de Gente, que participam da Fabriqueta de Softwares, um projeto ligado ao Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento. Foi uma experiência única e gratificante. A cidade, que pertence ao município fundado em 1870, parece caminhar para um desenvolvimento rápido.

Tive pouco tempo para passear. Por conta disso, restringi minha exploração aos arredores onde estava hospedado. O que mais me chamou a atenção foi a arquitetura urbana que apresenta construções do início do século passado, contrastando com a arquitetura das casas contemporâneas.

Casa em estilo colonial abandonada


O curso durou quatro dias e contou com a presença de rapazes e moças entre 16 e 25 anos. O objetivo era prepará-los para utilizar o sistema em vários projetos, inclusive o da loja eletrônica da cooperativa, que será reformulada em breve.

Apresentei o Joomla, seu histórico, sua versão mais recente, o processo de instalação e edição de conteúdo. Além disso, vimos alguma extensões que considero essenciais em um projeto com o CMS: JCEditor, que substitui com vantagens o editor que vem com o sistema e Localise, que permite rapidamente encontrar e traduzir alguma string do sistema que esteja faltando ou extensão que não possuma versão em português.

Também vimos o uso do componente VirtueMart, que permite criar uma loja virtual dentro do Joomla, integrada ao PagSeguro.

Fiquei muito feliz por ter tido essa oportunidade e em conhecer essa turma interessada em aprender e crescer tanto pessoal como profissionalmente.

Tirando dúvidas dos alunos  


Turma do Curso de Joomla em Araçuaí


Essa experiência me mostrou na prática como a internet pode ser utilizada de forma positiva, levando conhecimento a qualquer parte do planeta, ampliando as possibilidades de aprendizado de qualquer pessoa. Além disso, já percebi que Joomla já é um sistema conhecido pelo Brasil e que existem mais e mais pessoa interessadas em conhecê-lo mais a fundo.

--
 


Postagem origial: Design+

Nenhum comentário:

Postar um comentário