sexta-feira, 20 de abril de 2012

Exemplo de desenvolvimento coletivo.



Constituída a partir da iniciativa do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD) de Curvelo (MG), um programa que reúne educação, empreendedorismo socioambiental, formação de cidadania e criatividade, a Cooperativa Dedo de Gente está focada nos trabalhos artesanais. Fundada em 1996, tem seu trabalho dividido em diversas unidades de produção, conhecidas como "fabriquetas", que são formadas e dirigidas por jovens do Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas Gerais. O projeto nasceu como consequência de um processo educativo iniciado há 26 anos pelo CPCD e liderado pelo educador Tião Rocha.
A criação é feita individual e coletivamente. Quando uma peça nova é criada, todos avaliam e contribuem para melhorar o desenho ou o acabamento. Uma vez por mês, são realizados eventos para estimular a inovação: são os "Dias da Criatividade". E as referências dos artesãos são os artistas e a literatura locais, pesquisas na internet, revistas especializadas e eventos da área. As referências embasaram também a escolha do nome Dedo de Gente, pois o artesanato é feito pelas mãos de todos.
Atualmente a cooperativa possui 10 fabriquetas: serralheria, marcenaria, bordados e arranjos florais, cartonagem, tinta de terra, doces e licores, e casinhas de passarinho. Mais de dois mil produtos diferentes já foram criados e 200 estão no portfólio permanente.
A Cooperativa Dedo de Gente tem 85 cooperados e cerca de 70% do orçamento provém das vendas. Muitos já foram recrutados por empresas da região e alguns montaram negócios próprios.
Arte e tecnologia
Em 2008, a Dedo de Gente desenvolveu o projeto "Fabriqueta de Softwares - um novo Brasil no Jequitinhonha". Hoje, os jovens da cooperativa oferecem serviços para a comunidade, como criação de sites, arte gráfica e banco de dados.
"Estamos fazendo oficina de design e programação com jovens de 16 a 20 anos de idade. A oficina tem como objetivo formar novos jovens para ingressar na Fabriqueta de Softwares", conta Edlucia Borges Luiz, educadora da cooperativa.
Os produtos criados pelos jovens da cooperativa são vendidos em loja virtual. www.dedodegente.com.br/index.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário