sexta-feira, 27 de maio de 2011

Oficina de Acessórios e Bijuterias com o Instituto ECOTECE

De 16 a 21 de maio aconteceu a oficina de acessórios e bijuterias com Ana Isa do Instituto Ecotece.

A primeira aula foi para colocar para o grupo a proposta da oficina, onde foram passados alguns slides, onde mostra o conceito diferente da moda, de como vestir bem e de forma consciente sem agredir o meio ambiente e sobre a importância e o valor das mãos, do valor das coisas feitas manualmente e que foi muito bem reforçado no decorrer do curso, foi apresentado ao grupo uma palheita de cores para que fosse discutido a importância das combinações de cores na hora da confecção dos produtos.



Durante a semana foram ensinadas técnicas de confecção de bijuterias como o macramê, utilizando linhas enceradas, pulseiras forradas com tecido, entre outras. A intenção foi primeiro ensinar as técnicas para depois iniciarmos uma discussão sobre o que pretendemos contar atrávés dos acessórios e bijuterias, qual bandeira queremos carregar, o que queremos mostrar para os nossos clientes.

No fim do curso foi montado o projeto de um acessório ou bijuteria por cada participante, onde ele escolheria qual técnica aprendida utilizar e quais materiais. Foi discutida a importância de valorizarmos o que é encontrado no vale, e a linha de trabalho que já existe e que queremos seguir, que é reutilizar materiais e contar histórias do vale em nossos produtos, caracterizando-os.

Houve uma preocupação muito grande dos participantes em utilizar os recursos existentes e locais, muitos usaram tinta de terra, outros retalhos de madeira e a partir daí vimos que há muitas possibilidades a serem agregadas ás técnicas aprendidas, que há muito o que criar nessa área e que ainda temos muito que descobrir e experimentar. 



Participaram dessa oficina 20 pessoas em horários diferentes, incluindo a Renata do Bordado de Curvelo, que veio para aprender as técnicas e repassar ao grupo. 



A avaliação dos participantes foi muito positiva, pois ao final todos saíram satisfeitos, com as expectativas superadas e com certeza com um olhar diferente para o vestir, um conceito diferente do que é belo e o mais importante com um leque aberto sobre todo o potencial do vale e que há maneiras infinitas de usar os recursos que temos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário