quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Ubuntu, um causo pra refletir

Se diz que um antropólogo estudava os costumes de uma tribo e, quando terminou seu trabalho, teve de esperar pelo transporte que o levaria até o aeroporto, de volta para casa. Como estava com tempo sobrando, resolveu propor uma brincadeira para as crianças.
Comprou uma porção de doces e guloseimas na cidade. Botou tudo num cesto bem bonito, com um belo laço de fita, e colocou debaixo de uma árvore. Então, chamou as crianças e combinou que, quando ele dissesse "já!" elas deveriam sair correndo até o cesto. Quem chegasse primeiro ganharia todos os doces que estavam lá dentro.
As crianças se posicionaram na linha demarcatória que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele disse "Já!", instantaneamente, todas as crianças se deram as mãos e saíram correndo em direção à árvore com o cesto. Chegando lá, começaram a distribuir os doces entre si e os comerem felizes.
O antropólogo foi ao encontro delas e perguntou por que elas tinham ido todas juntas, se uma só poderia ficar com tudo que havia no cesto e, assim, ganhar muito mais doces.
Elas simplesmente responderam: "Ubuntu, tio. Como uma de nós poderia ficar feliz, se todas as outras estivessem tristes?"
Ele ficou desconcertado! Meses e meses trabalhando nisso, estudando a tribo, e ainda não havia compreendido, de verdade, a essência daquele povo. Ou jamais teria proposto uma competição, certo?
Ubuntu significa "Sou quem sou, porque somos todos nós."
Esse causo se parece muito com a filosofia de trabalho cooperativo da Dedo de Gente. Para nós, não adianta crescer sozinho, ser melhor que os outros, ganhar mais que todo mundo. Nosso melhor resultado é ver o time todo evoluindo, aprendendo, crescendo juntos!
É nesse espírito de cooperação e solidariedade que dividimos os lucros entre as fabriquetas, para que todos possam ter um salário digno. Quando temos uma encomenda muito grande, todos se auxiliam, revezando nas horas extra para cumprir os prazos. Na formação que fizemos na Fabriqueta de Softwares, todos os participantes tinham que ter media acima de 8 – ou seja, nada de “alunos nota 10” e alunos que não aprendem. Cada um tem responsabilidade pela sua aprendizagem, e também pelos outros.
Aqui na Dedo de Gente nós acreditamos que é com esses valores humanos que construímos um presente melhor – e um futuro surpreendente!
Ubuntu pra você também! 







Carolina Rolim, 
antropóloga, mais uma na roda da Dedo de Gente

Nenhum comentário:

Postar um comentário