Hoje, jovens de Araçuaí tem a oportunidade de participar de cursos de criação de softwares e design gráfico, aprendendo a prestar serviços para a comunidade e conquistando sua independência econômica. Mas nem sempre foi assim!
Esta história não começa em Araçuaí, começa longe, começa em São Paulo, onde o empresário Aerton Paiva e Tião Rocha tiveram a inspiração de trazer um projeto inovador para uma cidade do Vale do Jequitinhonha. Esta cidade é Araçuaí.
Então em 2007 o CPCD de Tião Rocha convidou e selecionou jovens da cidade para participar dessa idéia diferente, tão diferente que nem jovens, nem educadores do CPCD (responsáveis pelas primeiras capacitações) tinham idéia do que o futuro os guardava: “criar softwares? Que tipo de softwares? O que é isso, exatamente? Onde? Como? Pra quem??” ninguém sabia responder, o que aumentava a curiosidade e o interesse de todos.
A coisa melhorou quando dois profissionais chegaram à cidade, os responsáveis pela aplicação do curso técnico. “Ufa, agora sim!”. Tudo ficou mais claro, agora os jovens de Araçuaí já sabiam que seriam futuros programadores e designers de web. O que os esperava era o vasto e indescoberto mundo da internet!
Somamos um ano de curso técnico com mais um ano de estágio no própio CPCD, e jovens de Araçuaí que ontem se perguntavam “O que será que faremos aqui?” hoje desenvolvem web sites, banco de dados e até jogos em Flash. Tornamos filiados a Cooperativa Dedo de Gente e hoje somos empreendedores de nosso próprio negócio.
Aqui nesse blog e também no site da Fabriqueta você pode acompanhar os próximos capítulos dessa história, que está só começando...

Nenhum comentário:
Postar um comentário