quarta-feira, 6 de julho de 2011

OFICINA PARA OS ALUNOS DO CEFET

O Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET - MG, instalado há pouco mais de um ano na cidade de Curvelo, realizou, entre os dias 11 e 18 de junho de 2011, o seu Primeiro Festival de Arte e Cultura. O Festival, em parceria com diversas entidades locais, promove a interação entre a comunidade curvelana e a instituição de ensino.
No dia 17 de junho, os alunos do CEFET participaram de uma oficina de criatividade na Cooperativa Dedo de Gente. Em roda, Claudia Santos, coordenadora pedagógica, deu as “boas vindas” aos alunos e contou a eles a história de vida da Cooperativa. Logo em seguida, os meninos da Dedo de Gente apresentaram-se e falaram do trabalho realizado na Serralheria.

Alunos no CEFET



Jovens da Serralheria Dedo de Gente

A oficina, ministrada por Ronaldo Lima - coordenador de produção - mostrou aos participantes o processo de criação das peças de sucata.
Os alunos foram convidados a criar uma peça que representasse os cursos de Meio Ambiente e Edificações, oferecidos pelo CEFET. A partir daí, várias ideias foram surgindo, chegando-se ao desenho de uma peça que seria retratada em sucata.

Alunos do CEFET
Assim, a produção foi seguida pelos alunos do CEFET, que ajudaram da maneira que puderam. 

Alunos do CEFET, cortando e montando as peças
Alunos do CEFET mostrando a peça pronta. 
A engrenagem, em volta da peça, oferece uma ideia de movimento. “Tudo muda o tempo todo no mundo”. As árvores, situadas no meio dos prédios, mostram a necessidade de preservação ambiental diante do progresso. Os pés da peça, em formato de tronco, servem para mostrar que o mundo é como uma árvore, que precisa ser cultivada.

Para escolher o nome da peça, os alunos promoverão uma enquete no CEFET.  

Participar da oficina foi uma experiência nova para mim. Eu conhecia o trabalho da Dedo de Gente e sempre quis fazer uma obra de arte. Assim, pude passar por esta experiência. Aprendi muito com o pessoal da Cooperativa. Foi fantástico!”
Karine Matoso Miranda - Aluna do CEFET


“Eu já conhecia o trabalho da Cooperativa e sempre fui fascinada por ele. Hoje, sinto um imenso prazer de ter passado o dia aprendendo com vocês a transformar a sucata em arte.”
Janaína Miranda Guimarães – Aluna do CEFET

“Nunca tive acesso às obras da Dedo de Gente antes. Na minha cidade, não há artesanato tão interessante como esse. Fiquei surpreso quando vi a beleza das obras feitas com ferro. O ferro é duro e bruto, mas  nas mãos dos meninos, transformam-se em peças lindas.”
 Marcos Lopes – Aluno do CEFET

“Eu já conhecia a Dedo de Gente, suas oficinas e suas obras. Já fui várias vezes à loja, mas nunca tinha participado de uma oficina. Foi uma experiência surpreendente! Estou muito feliz!”
Alice Rocha – Aluna do CEFET


“A oficina foi surpreendente! Eu sempre tive contato com o projeto e acho muito interessante a ideia de reutilizar o material. Adorei a experiência!”
Luísa Coura Bonifácio – Aluna do CEFET


“A expectativa, muitas vezes, nos traz a ideia de que talvez as coisas não aconteçam da melhor maneira. Mas, de verdade, me surpreendi com essa oficina. Estou muito orgulhoso do trabalho que realizamos em equipe.”
 Vinícius de Oliveira Lopes – Aluno do CEFET

Nenhum comentário:

Postar um comentário