quinta-feira, 28 de abril de 2011

Oficina de Audiovisual com Jovens Aprendizes Cinema Meninos de Araçuaí



Nestas oficinas falamos sobre a história do Coral Meninos de Araçuaí, iniciada no Ser Criança, dos espetáculos, do desejo e sonho dos meninos de terem um Cinema na cidade.

Discutimos sobre o “Olhar”, como transformar esse olhar em uma mensagem audiovisual. O “Pensar”, como pensar e planejar antes. O “Fazer”, por o plano em prática. O “Compartilhar”, hora de assistir o que foi produzido. O “Aprender”, como aprender, transformar, reeducar, criar novos conceitos, quebrar barreiras, desenvolver novos olhares, habilidades e conhecimentos..

Nessa oficina tivemos momentos de pesquisa sobre alguns diretores como Walter Salles e Fernando Meireles. Os filmes assistidos “O Jardineiro Fiel” e “Diários de Motocicleta”, trouxeram discussão sobre os temas abordados, direção, efeitos, fotografias etc.

Num segundo momento passamos para a parte mais técnica, onde pudemos ensinar as principais etapas para realização de uma obra audiovisual:

Definição do projeto: Chuva de idéias, para escolher um tema a ser trabalhado.
Câmera – movimentos, planos, luz, história das primeiras projeções.
Edição – Seleção do material colhido. Organização e montagem das imagens e áudios
Roteiro –. Detalhe, objetividade, história do filme descrita em imagem e som.
Produção – Necessidade de conhecimento de todas as etapas de sua realização. Planejar e executar bem.
Story-Board – Desenho das cenas em formas de quadrinhos animados para melhor trabalho do cinegrafista e visualização das cenas do vídeo.

O grupo teve oportunidade de ir para os bairros, conversar com pessoas, conhecer suas histórias, seus saberes, seus fazeres, o que resultou na produção de 02 vídeos:
1º - Vídeo: História de vida: infância, escola, momentos que deixaram saudades.
2º - Vídeo: Museu das Vocações e Cultura do Vale Jequitinhonha.



  “Para mim a oficina foi excelente, porque descobri coisas novas. Foi muito bom colocar a mão na massa, assumir um pouco o papel de direção, conversando com os entrevistados, conhecendo suas historia de vida e principalmente aprendendo cada vez mais com essas pessoas.”
Jane Cardoso, 16 anos


 “A experiência que tive durante a oficina me trouxe novas idéias, acrescentou um serie de novas informações, com isso acabei mim tornando mais culto e venho aprendendo a importância de conviver em grupo.”

Gabriel Duarte, 18 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário